terça-feira, 31 de agosto de 2010

Trem turistico da CPTM em São Paulo

De volta aos bons tempos, quando os trens cruzavam o Brasil. Pelo menos, por sessenta quilômetros. A partir deste sábado, dia 25/08, um trem para turistas sairá da Estação da Luz, em São Paulo, tendo como destino Jundiaí, a 60 quilômetros da capital paulista. A viagem tem duração aproximada de uma hora e meia.
O passeio começará sempre às 8h30, saindo da plataforma 4 da Luz. As passagens serão vendidas somente no local, a R$ 28 por pessoa (ida e volta) e o pagamento deve ser feito somente em dinheiro. A compra é feita na bilheteria de acesso à Pinacoteca, no saguão principal da Estação da Luz, de segunda-feira a domingo, das 6 às 18h30. Grupos de até quatro pessoas ganham desconto de 50% para a segunda, terceira e quarta passagens. Se por algum motivo, a pessoa desista do passeio é possível reagendar, mediante a apresentação do bilhete.
Há a possibilidade, ainda, de ser adquirido um vagão inteiro (com 87 ou 88 lugares), também com descontos em relação à tarifa unitária (R$ 1500 por todos os lugares). Nesses casos, a compra deve ser agendada pelo telefone (11) 3226-4428 e a confirmação, mediante depósito bancário ou transferência eletrônica, deve acontecer em até cinco dias úteis antes da viagem.
O trem Expresso Turístico é formado por uma locomotiva a diesel, da CPTM, Alco RS-3 de 1952, que conduzirá dois carros de passageiros, fabricados no Brasil nos anos 60. No total são 174 poltronas e cada vagão dispõe de um agente de trem e monitores, que vão contando histórias sobre o percurso. Paisagem e história A viagem até Jundiaí é uma verdadeira aula de história.
O trem segue pela estrada de ferro implantada em 1867 pela antiga SPR (São Paulo Railway Co.), empresa de capital inglês responsável pelo impulso inicial ao desenvolvimento econômico de São Paulo. Trata-se da primeira ferrovia de São Paulo e ligava Santos a Jundiaí, a fim de transportar principalmente o café produzido na região até o porto de Santos. Até Jundiaí, o turista poderá ver de perto estações construídas em estilo inglês, como Perus, Caieiras e Jaraguá, entre outras.
O passeio já começa em um lugar belíssimo: a Estação da Luz. Tão logo o trem vai se afastando da capital paulista, a paisagem vai sendo formada por muitas áreas verdes e cenários tipicamente intmrioranos. Roteiros Na hora de comprar a passagem, o turista ainda tem a chance de escolher entre três opções de passeios por Jundiaí, sendo que eles não estão incluídos no preço da viagem.
O Roteiro Rural – Circuito das Frutas leva os visitantes a pequenas propriedades de agricultura familiar que trouxeram para a região a “arte” da produção da uva, do morango, do figo, do caqui, pêssego e demais frutas. O passeio, a ser realizado todos os sábados, mostra a vida rural e suas particularidades e, além das frutas, tem como destaques as adegas, apiários, orquidários, alambiques, entre outras atrações. O roteiro inclui, ainda, city tour e degustações. Ele sai às 10h10 da Estação Ferroviária de Jundiaí.
O retorno para São Paulo acontece às 16h30. O segundo roteiro em Jundiaí é o Ecológico, que leva as pessoas a uma propriedade particular na Serra do Japi, santuário com bosques, matas, montanhas e nascentes. Essa área remanescente de Mata Atlântica no Estado de São Paulo tem como característica particular sua localização em uma região onde o solo é constituído principalmente por rochas quartzíticas (pedras e areia).
O roteiro, realizado apenas no segundo e quarto sábado de cada mês, inclui acolhida na fazenda, e caminhada ecológica na Serra do Japi, monitorada por guia credenciado.
À tarde, o turista pode fazer city tour em Jundiaí com visita ao Parque da Cidade. O passeio começa às 10h10, na Estação Ferroviária de Jundiaí, com retorno para São Paulo às 16h30. O terceiro roteiro é o Cultural, com visitas aos museus de Jundiaí e saídas todos os sábados.
A cidade possui um grande patrimônio histórico e cultural que encanta seus visitantes. O passeio começa com um city tour no centro histórico de Jundiaí, visita ao Museu Solar do Barão, que possui acervo permanente e conta um pouco da história da cidade e visita à catedral Nossa Senhora do Desterro. Após o almoço, há uma visita monitorada ao Museu da Companhia Paulista de Estradas de Ferro que reconstrói muito da história do desenvolvimento da ferrovia no Estado de São Paulo. Para completar há, ainda, uma visita ao Museu da Energia.
O passeio também sai da Estação Ferroviária de Jundiaí, às 10h10, com retorno para São Paulo às 16h30. Informações sobre os roteiros: Rizzatour Turismo – Agência Receptiva (11) 4817-1618
Fonte: CFVV - SUL DE MINAS - Postado por Rizzatour - Turismo Receptivo às 05:07
Site: http://rizzatour-receptivo.blogspot.com/2010/08/o-expresso-turistico-expandindo.html acesso 31/08/2010 as 23h00

Nenhum comentário:

Postar um comentário